Chove metano em Titã

 

Titã  Titã (ou Saturno VI) é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o sistema solar, depois de Ganímedes, tendo quase uma vez e meia o tamanho da Lua.

Neste satélite de saturno, está chovendo metano “O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos”

Ilustração:David A. (Hardy AstroArt )

A cena quase que familiar representada nessa visão artística da superfície da maior lua de Saturno mostrando uma paisagem erodida com um céu carregado de tempestade é provavelmente o que está se passando nesse longínquo mundo agora. Esse cenário é consistente com as tempestades sazonais que temporariamente escurecem a superfície de Titã ao longo da região equatorial da lua, como pôde ser observado pelos instrumentos a bordo da sonda Cassini da NASA. Claro que na congelante Titã, com a temperatura na superfície sendo em média igual a −180 graus Celsius, o ciclo de evaporação, a formação de nuvens e a chuva envolve o metano líquido ao invés da água. A formação de raios também é um fenômeno terrestre que possivelmente ocorre na espessa e rica em nitrogênio, atmosfera de Titã.

Veja neste vídeo a incrível imagem de Titã

Fonte: NASA


Minha Assinatura Digital3[7]

Seguidores